O Certificado Certo para Você

Alemanha

Quanto aos Tipos de Certificados

Pessoa Física ou e-CPF

O e-CPF é a versão eletrônica do CPF. Esse documento digital garante a autenticidade das transações eletrônicas de pessoas físicas. Com ele é possível assinar contratos, criar procurações eletrônicas e ter acesso eletrônico ao site da Receita Federal. O e-CPF torna possível o acesso a um número cada vez mais maior de serviços em instituições públicas e privadas.

O e-CPF usa criptografia de dados, o que oferece segurança em suas transações eletrônicas e garante o sigilo e a integridade dos dados .




Pessoa Jurídica ou e-CNPJ

O e-CNPJ é a versão em formato eletrônico do CNPJ e garante a integridade e a autenticidade das transações de pessoas jurídicas em meio eletrônico. Com o e-CNPJ é possível a empresa fazer procurações e ter acesso ampliado no site da Receita Federal. Todo certificado digital brasileiro é um documento intransferível e para uso exclusivo do seu titular.

Por exigência da Receita Federal do Brasil, o responsável pelo e-CNPJ sempre será o responsável pelo CNPJ da empresa cadastrado junto a Receita.




Quanto aos Tipos de Mídia

Certificado A3

Os certificados A3 vêm como um dispositivo físico, tanto no formato de um cartão inteligente (que depende de uma leitora) ou de um token (que parece um pendrive). A desvantagem deste tipo de certificado é que ele pode ser somente utilizado em um computador e um programa por vez, diminuindo sua versatilidade.

Além disso, toda vez que um certificado A3 é usado, é necessária a digitação da senha dele. Se você errar a senha acima do limite (em geral 3 vezes) ele pode ser bloqueado e inutilizado, te obrigando a comprar um novo certificado.




Certificado A1

O A1 é um arquivo eletrônico e, portanto, não necessita de “tokens” ou “smartcards” para ser transportado, costumando ter a extensão .P12 ou .PFX.

A vantagem do A1 é que pode ser instalado simultaneamente em diversos computadores e programas, direto no sistema operacional. Além disso, você tem a facilidade de poder importá-lo em sistemas web e facilitar seu trabalho.

Esse certificado oferece mais agilidade e é indicado para empresas e pessoas que emitem grande volume de notas ou deseja ter mais facilidade na automação de tarefas relacionadas as notas. O A1 é mais barato e mais versátil que o modelo A3.